segunda-feira, 12 de maio de 2008




Imagem 01 - Livro Integração das Tecnologias na Educação



Vamos elaborar um mapa conceitual sobre tecnologias e inclusão digital?
ATIVIDADE A DISTÂNCIA - Aprenda a elaborar mapas conceituais
Nesta atividade você vai pesquisar na Internet, mas desta vez você vai procurar aprender sobre mapas conceituais para poder elaborar o seu mapa sobre todos os conceitos que estudamos na Unidade de Estudo e Prática 1 e nesta. Poderá ir completando o mapa nas demais Unidades, ao longo do curso.
1) Algumas sugestões de leitura com conceitos e exemplos de mapas concetuais:
Mapas Conceituais - veja os exemplos: Mapas conceituais e uma proposta de categorias construtivistas para seu uso na avaliação da aprendizagem - http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2005/nfa/tetxt5.htm;n Para que usar mapas mentais? http://www.mapasmentais.com.br/artigos/ para_que_mm.asp
Obs. Use as ferramentas de busca para procurar outros artigos se desejar.
2) Comece escrevendo em uma folha de papel as palavras-chave ou idéias sobre o tema escolhido, livremente, sem censura e sem tentar estruturá-las [técnica de tempestade cerebral ou ainstorming]. Releia tudo o que escreveu, assinalando as idéias centrais e as idéias secundárias e outros tipos de marcas que considere importantes. Copie as principais idéias assinaladas, mas tentando agrupá-las. Você pode utilizar como critério para esse agrupamento a importância, a semelhança, as teorias, as práticas, os fatos, a nomenclatura, as tendências, os personagens, os procedimentos e outras dimensões que considerar úteis e pertinentes, destacando cada grupo um do outro.
3) Aperfeiçoe esse mapeamento, agora sob a forma de diagrama ,utilizando como critério as idéias básicas ou centrais [que devem ser escritas no centro da página] e as secundárias ou periféricas ou complementares, distribuindo-as do centro para fora. Esses blocos temáticos podem ser colocados em retângulos, triângulos, losangos, círculos. Não se esqueça de interligá-los com linhas
-------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADE A DISTÂNCIA 1
Visite o site http://www.eca.usp.br/prof/moran/
Na opção Educação Inovadora, escolha um texto para você ler.Depois da leitura, produza um texto hipertextual sobre o que você leu, complementando o texto que já havia elaborado e digitado na Unidade de Estudo e Prática 1. Salve o texto em sua pasta / portifolio / e publique em seu Blog (ver como na Unidade 8).
Atenção: no seu texto deve haver um link com o texto lido como referência bibliográfica.
-------------------------------------------------------------------------------------ATIVIDADE A DISTÂNCIA 2
A atividade sugerida é de navegação e leitura. Há muitas possibilidades na Internet.
Selecionamos duas, que aprofundam temas que tratamos neste curso. Que tal ler sobre a integração de tecnologias na educação?
Acesse o site do Salto para o Futuro, digitando http://www.tvebrasil/salto. Procure o livro que aparece na imagem – posicione o cursor no título do livro ou na ilustração da capa – uma janela se abrirá e você terá acesso ao sumário. Basta clicar nos títulos e ler os textos. Aproveite as idéias para complementar o texto que elaborou e digitou na Atividade a Distância 1. Que tal ler sobre material impresso, TV e vídeo, rádio e/ou informática nos textos textos do Mídias na Educação? Clique na imagem para abrir o hipertexto [nível básico ou intermediário ] que deseja navegar e ler, como exemplificamos com as setas abaixo. Você pode ler direto na tela. Acesse os textos pelo link: http://www.webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/index.php

Um comentário:

Rosani Lidia disse...

A visão de homem e de mundo presentes na educação ainda estão impregnados do pensamento conservador, newtoniana e cartesiano,com visão racionalista e positivista, baseados no método e na fragmentação, demorando a absorver mudanças geradas pela Rev. Tecnológica. A visão do homem e de mundo hoje, deve ser sistêmica e holística, buscando a totalidade,ética,sensibilidade e desenvolver as inteligencias múltiplas.