segunda-feira, 12 de maio de 2008

Guia do cursista

INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL (40h)
Guia do Cursista
Os textos que compõem o presente curso podem ser reproduzidos em partes ou
na sua totalidade para fins educacionais sem autorização dos editores.
© Copyright 2008 by //Ministério da Educação / Secretaria de Educação a Distância
Na Internet: www.mec.gov.br
APRESENTAÇÃO
A Secretaria de Educação a Distância, em 2007, no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, elaborou revisão do Programa Nacional de Informática na Educação – Proinfo.
Essa nova versão do Programa, instituído pelo Decreto nº 6.300, de 12 de dezembro de 2007, intitula-se Programa Nacional de Tecnologia Educacional – Proinfo e postula a integração e articulação de três componentes:
a)A instalação de ambientes tecnológicos nas escolas (laboratórios de informática com computadores, impressoras e outros equipamentos, e acesso à internet – banda larga); b)A formação continuada dos professores e outros agentes educacionais para o uso pedagógico das Tecnologias de Informação Comunicação(TIC); c) A disponibilização de conteúdos e recursos educacionais multimídia e digitais, soluções e sistemas de informação disponibilizados pela SEED/MEC nos próprios computadores, por meio do Portal do Professor, da TV/DVD escola etc. Nesse contexto, surge o Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – Proinfo Integrado que congrega um conjunto de processos formativos, dentre eles o Curso de Introdução à Educação Digital (40h) e o Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h). O objetivo central desse Programa é a inserção de tecnologias da informação e comunicação (TIC) nas escolas públicas brasileiras, visando principalmente a: a) Promover a inclusão digital dos professores e gestores escolares das escolas de educação básica e comunidade escolar em geral; b) Dinamizar e qualificar os processos de ensino e de aprendizagem com vistas a melhoria da qualidade da educação básica.
Esse Programa cumprirá suas finalidades e objetivos em regime de cooperação e colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.
MENSAGEM AOS CURSISTAS
Caro(a) cursista,
Seja bem-vindo(a) ao Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – Proinfo Integrado.
Esse Programa, promovido pela Secretaria de Educação a Distância (SEED/MEC), em parceria com o Conselho dos Secretários Estaduais de Educação (CONSED) e com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), é constituído por um conjunto de processos formativos que tem como objetivos promover a inclusão digital dos professores e gestores das escolas públicas e dinamizar os processos de ensino e de aprendizagem com vistas à melhoria da qualidade da educação básica.
São duas as principais ações desse Programa: Curso de Introdução à Educação Digital (40h) e o Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h).
O Curso de Introdução à Educação Digital tem como objetivo contribuir para a inclusão digital de profissionais da educação básica dos sistemas públicos de ensino (professores e gestores escolares). Tem também a intenção de promover a reflexão sobre o impacto das transformações provocadas pela evolução das mídias e da tecnologia na sociedade e, a partir do uso de recursos tecnológicos do computador, dinamizar as práticas pessoais e pedagógicas.
Desejamos sucesso no estudo e na sua prática pedagógica.
A Coordenação do Curso
O Curso de Introdução à Educação Digital: Orientações a(o) cursista.
Vivemos em um cenário sócio-cultural que afeta e modifica nossos hábitos, nossos modos de trabalhar e de aprender,além de introduzir novas necessidades e desafios relacionados à utilização das tecnologias de informação e comunicação - TIC. Os computadores começam a se fazer presentes em todos os lugares e, junto às novas possibilidades de comunicação, interação e informação advindas com a Internet, provocam transformações cada vez mais visíveis em nossas vidas.
O Curso de Introdução à Educação Digital foi organizado visando a familiarizar, motivar e preparar os professores da rede pública de educação básica a utilizar computadores e seus aplicativos, bem como recursos tecnológicos disponíveis pela internet. Não se trata de um curso que reduz o uso do computador a processos meramente operativos, embora reconheçamos que dominá-los é etapa necessária para a construção de esquemas mentais que facilitem seu uso. Trata-se de um curso que propõe e estimula o professor e o gestor escolar a refletir sobre o porquê e o para que utilizar essas tecnologias, oferecendo os instrumentos tecnológicos como meios para desenvolver atividades significativas e refletir sobre diversos temas que fazem parte de sua prática docente.
É um curso que requer do professor e do gestor escolar esforço e diálogo criativo e competente sobre o que pensa e sabe sobre as características dos recursos tecnológicos apresentados, sobre os temas escolhidos e atividades propostas e sobre o pensamento e as produções dos demais participantes.
• Durante o curso, espera-se que professores e gestores escolares possam:
• conhecer e vivenciar atividades com recursos básicos de computadores e Internet;
• organizar e sistematizar conteúdos em vários tipos de textos;
• participar de atividades e experiências comunicativas e cooperativas de aprendizagem;
• buscar soluções aos desafios provocados pelas múltiplas possibilidades de trajetos de estudo e pesquisa, leitura, navegação, elaboração,socialização, produção, publicação de idéias,reflexões;
• refletir sobre propostas para dinamizar sua prática pedagógica e a vivência de seus alunos.
O curso foi organizado em Unidades de Estudo e Prática, onde estão previstas várias atividades que partem da vivência dos cursistas e propõem um processo constante de ação-reflexão-ação. As atividades são propostas e acompanhadas pelo Formador,com as orientações pedagógicas necessárias aos desafios provocados pelo uso do computador, dos programas e ferramentas.
Professores e gestores escolares, por sua vez, assumem papel ativo de protagonistas e de interlocutores, atuando também como aprendizes-autores e dando a conhecer suas produções.
Você pode ter ouvido falar dos chamados “nativos digitais” - pessoas jovens, que cresceram em ambientes ricos de tecnologia e as usam na vida cotidiana para estudar, relacionar-se, comprar, informar-se, divertir-se, trabalhar, compartilhar, e os “imigrantes digitais”- pessoas que procuram se adaptar a esse novo ambiente tecnológico, incorporando-o cada vez mais à sua vida cotidiana. É comum que a maioria de nós esteja nesse segundo grupo. Mas isso não é problema! Ninguém sabe tudo – sempre podemos ensinar algo a alguém e ainda aprender com os outros. O importante é não se deixar intimidar pelo desconhecimento desse tipo de trabalho, inexperiência, timidez, medo de errar e aproveitar essa vivência para estudar, praticar, buscar apoio e aprender mais e melhor.
Esse curso se propõe a fazer com que cada um de nós mude a própria postura e o modo como utiliza o computador, seja como ambiente tecnológico, como ferramenta mental, como ambiente social na hora de estudar, produzir, comunicar-se, interagir e trabalhar com os colegas e com os alunos na escola, de forma individual, em grupos e entre grupos.
É preciso descobrir novos caminhos e modos de atuar que favoreçam um diálogo com a tecnologia ao promover a inclusão digital. O ideal é que na comunicação e interação do curso predomine uma via de mão dupla entre cursistas, cursistas e formadores, cursistas e seus alunos, ampliando as possibilidades de (inter)atividade, trocas, negociação compartilhada, cooperação – o resultado enriquecerá a experiência, a produção e a atuação de todos nós. O desafio está posto!!
Objetivos do Curso
Objetivo geral
Este curso visa a contribuir para a inclusão digital de profissionais da educação, buscando familiarizá-los, motivá-los e prepará-los para a utilização significativa de recursos de computadores (sistema operacional Linux Educacional e softwares livres) e recursos da internet, refletindo sobre o impacto dessas tecnologias nos diversos aspectos da vida, da sociedade e de sua prática pedagógica.
Objetivos específicos
• refletir sobre o impacto da tecnologia e suas contribuições na vida cotidiana e na atuação profissional;
• conhecer e utilizar o sistema operacional Linux Educacional e outros softwares livres, distribuídos em conjuntos com os computadores do Proinfo, que possam contribuir para a solução de necessidades, problemas e propostas pedagógicas mediadas por tecnologias;
• desenvolver habilidades necessárias ao manejo do computador e de programas que possibilitam a elaboração e edição de textos e de apresentações multimídia, a comunicação interpessoal, interatividade, navegação e pesquisa de informações, produção, cooperação e publicação de textos na Internet;
• elaborar e produzir textos diversos com apoio do computador.
• refletir sobre propostas de dinamização da prática pedagógica com os recursos tecnológicos disponibilizados no computador e Internet.
Organização do Curso (mapa conceitual sobre a temática abordada no curso) e Metodologia.
Para organização deste Curso partimos da construção de um mapa conceitual sobre a temática abordada. A nossa intenção é oferecer uma visão global deste processo formativo.
O mapa conceitual é uma ferramenta cognitiva de natureza gráfica que ajuda a sistematizar conceitos, suas relações e interfaces e por isso foi selecionada para favorecer uma visão sintética e ao mesmo tempo global do conteúdo do curso e suas várias facetas de tratamento. Os mapas conceituais são diagramas que ajudam a ver como as palavras chave se relacionam entre si. Sua construção parte de uma tempestade de idéias sobre uma temática que, numa segunda fase, são estruturadas em torno a palavras-chave, suas ramificações e relações entre elas.
Ter uma visão global de início contribui positivamente para a aprendizagem ao funcionar como referência para o desenvolvimento das atividades e para a compreensão, para acompanhamento e avaliação do desempenho, pois permite evocar, organizar e representar graficamente o que se vai aprendendo.
Utilizamos este mapa como um organizador prévio das idéias principais, secundárias e alguns aspectos complementares das relações entre elas, que serão abordadas neste Curso. Esperamos que o consulte ao longo das Unidades de Estudo e Prática e que organize mapas conceituais relativos ao que for estudado em cada uma delas, como estratégia de aprendizagem.
O Curso Introdução à Educação Digital possui uma carga horária de 40h. O programa do curso está organizado em nove Unidades de Estudo e Prática.
Cada unidade prevê atividades de aprendizagem, envolvendo conceitos, procedimentos, reflexões e práticas para 4 horas semanais.
Sua proposta pedagógica está embasada nos seguintes fundamentos pedagógicos:
• Formação contextualizada - significativa (busca envolver o cursista na análise e solução de problemas/questões que fazem parte de sua vivência)
• Promoção da autonomia do sujeito
• Interação na aprendizagem e construção do conhecimento
• Tecnologias como meio e não como fim
• Relação ação/reflexão/ação constante
• Ênfase na aplicação prática no trabalho docente
Estrutura e organização
Foram previstas 4 horas semanais para cada Unidade de Estudo e Prática, que podem ser totalmente presenciais ou ser distribuídas em: encontros presenciais semanais de, no mínimo, 2h; e estudo a distância, guiado pelas Unidades de Estudo e Prática, de, no máximo, 2h por semana. Os formadores dos Núcleos de Tecnologia Educacional - NTE planejam e realizam os encontros de formação com os professores e gestores nas escolas, utilizando os laboratórios de informática, de acordo com as condições específicas de cada escola, a disponibilidade de seu(s) laboratório(s), a demanda dos cursistas etc. Cabe aos formadores dos NTE realizar as adaptações necessárias ao plano de trabalho específico a cada turma, as dinâmicas e práticas, formas de acompanhamento e orientação acadêmica, assim como orientar o eventual uso do ambiente virtual de aprendizagem, caso a escola possua conexão a Internet.
A duração máxima do curso é de 10 semanas, podendo, no entanto, ser flexível, de acordo com o planejamento dos NTE. Dependendo da disponibilidade dos cursistas e dos laboratórios nas escolas, é possível realizar-se mais de um encontro semanal, diminuindo, assim, o tempo de duração do curso.
Materiais didático-pedagógicos do Curso.
O curso conta com os seguintes materiais didático-pedagógicos e de apoio:
• Orientações ao(a) cursista, contendo informações gerais sobre o Curso;
• Unidades de Estudo e Prática (impressos), contendo as unidades de estudo do curso; e
• CD-ROM, contendo vídeos, simulações de ambiente Web, textos e outros, relacionados às unidades de Estudo e Prática;
• Manual do Formador (acompanhado de CD-ROM), contendo orientações aos formadores para o desenvolvimento do curso.
O curso contará, ainda, com um ambiente virtual de aprendizagem para as escolas que possuem acesso à internet.
Orientação e dicas para o estudo
Além de participar dos encontros presenciais de formação, é importante que você procure reservar, desde já, um horário para estudar e realizar as atividades apresentadas nas unidades, se possível, diariamente. Assim, terá tempo suficiente para realizar com calma as leituras, aprofundar sua reflexão sobre os temas propostos, localizar materiais e se organizar para realizar as atividades que requerem o uso do computador. Se possível, utilize o computador diariamente, aplicando o que aprendeu com o curso.
Tenha sempre à mão seu caderno de anotações para ir registrando suas impressões, idéias, questões ou dificuldades e se habitue a sempre deixar aberto um arquivo de texto para tomar notas rápidas no próprio computador. Nesse texto, você pode colocar links consultados, referências bibliográficas, observações e/ou reflexões pessoais etc.
Escrever é uma das melhores formas de desenvolver sua capacidade de pensar as questões que trabalhamos neste curso.
Ao longo deste processo formativo é importante observar:
• suas reações, dificuldades e facilidades no decorrer da realização das atividades do curso;
• as mudanças que ocorreram em seus hábitos e na prática de sala de aula que tenham relação com o curso;
• as reações das pessoas e de seus alunos a essas mudanças;
• as trocas de experiência entre você e outros colegas de curso.
Como professor e/ou gestor escolar, você deve refletir constantemente sobre o que acontece em sua prática na sala de aula ou na escola e sobre quais atividades “funcionaram” ou “não funcionaram”. Faça o mesmo durante este curso. Reflita a cada Unidade e registre suas experiências, impressões etc.

DICA:
Um caderno de anotações ou um arquivo de texto no computador pode ser uma espécie de “diário” no qual você poderá escrever e contar o que estiver sentindo, refletindo, vivenciando, os gostos e desgostos ao longo do caminho. É o local onde você Todo programa de computador tem uma seção de Ajuda, com uma série de tópicos, que também pode ser consultado quando tiver dúvidas. Se dispuser de um computador conectado à Internet em casa ou na escola, que possa usar fora das atividades presenciais do curso, navegue pelos sites da TV educativa, TV Escola, Programa Salto para o Futuro, Canal Futura, portais de domínio público, jornais, blogs! Assim você poderá conhecer mais e melhor o que são e como são esses espaços e construir um repertório de experiências virtuais que poderá utilizar em seus próprios textos e na sua prática pessoal e pedagógica.
Considere os formadores como parceiros que poderão auxiliá-lo(a) no processo de aprendizagem. Procure dividir com ele(a) as alegrias e os percalços do caminho,as dificuldades ou problemas. Não hesite em recorrer a ele(a), caso precise.
Inicie seus estudos pela introdução de cada Unidade, conheça seus objetivos e,
depois, com calma, prossiga a leitura, procurando compreender o que está estudando em cada unidade. Sublinhe palavras que não conhece e procure seu significado no glossário do Curso ou em outras fontes.
Realize todas as atividades solicitadas. Faça resumos sempre que sentir que precisa organizar a informação estudada ou mesmo elabore mapas conceituais para auxiliar na visualização dos conceitos aprendidos.
Utilize o computador o maior tempo que puder e com regularidade. Isso ajuda a consolidar os conhecimentos e habilidades desenvolvidas. É importante que você domine os comandos para que possa servir-se deles mais facilmente na hora de redigir, editar, salvar, modificar, enviar, produzir e publicar os produtos das atividades desenvolvidas.

DICA:
Quanto mais utilizar o computador e, se puder, a internet, mais agilizará os esquemas mentais de sua utilização, o domínio das ferramentas e os procedimentos. Terá mais acesso ao conhecimento disponível na sociedade. Observará diferenças em seus modos de abordar as questões cotidianas e curriculares.
Todo programa de computador tem uma seção de Ajuda, com uma série de tópicos, que também pode ser consultado quando tiver dúvidas.
Se dispuser de um computador conectado à Internet em casa ou na escola, que possa usar fora das atividades presenciais do curso, navegue pelos sites da TV educativa, TV Escola, Programa Salto para o Futuro, Canal Futura, portais de domínio público, jornais, blogs!
Assim você poderá conhecer mais e melhor o que são e como são esses espaços
e construir um repertório de experiências virtuais que poderá utilizar em seus próprios textos e na sua prática pessoal e pedagógica.
Considere os formadores como parceiros que poderão auxiliá-lo(a) no processo de aprendizagem. Procure dividir com ele(a) as alegrias e os percalços do caminho, as dificuldades ou problemas. Não hesite em recorrer a ele(a), caso precise.
Avaliação e Certificação
Serão consideradas, para fins de certificação, a freqüência nos encontros presenciais de formação e atividades produzidos pelo cursista ao longo do curso, segundo as orientações e critérios fornecidas em cada Unidade de Estudo e pelos formadores.
Cada cursista criará uma pasta de usuário no computador onde armazenará os textos produzidos em cada unidade, que serão avaliados e comentados pelos formadores.

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